Páginas

Páginas

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Peixes que vivem em pequenos aquários

Seu filho pediu um peixe e você  disse não disse que não ia gastar com peixes bom
você pode adquirir alguns peixes que podem viver em aquários sem filtro lapâdas
e outras coisas que são obrigatórias em grandes aquários .Aqui embaixo você irá
ver imagens e carácteristicas .


Betta Splendens

Nome Popular: Betta
Nome Científico: Betta Splendens
Outros Nomes: Peixe de Briga
Família: Anabantidae
Origem: Sudeste da Ásia (Vietnã, Camboja, Laos)
Características:
Machos possuem bélissimas nadadeiras, bem longas e de coloridos variados, são peixes lentos e quando sozinhos bastante calmos e tranquilos.
Mesmo sendo um peixe relativamente resistente e de ter a capacidade de respirar ar atmosférico, deve ser mantido em um aquário com um filtro externo.

Aquário:2 litros pode ser até 40 litros  desde que não seja muito alto
 
Sociabilidade:
Solitário(macho) e cardume(fêmeas).
Dois machos juntos lutarão até a morte; as fêmeas podem conviver com outros peixes pacificamente, machos também podem conviver com outros peixes que tenham temperamento calmo.
Posição no Aquário: Todo o Aquário
pH: 6.8 a 7.2
gH: -
kH: -
Temperatura: 25ºC a 28ºC
Tamanho Adulto: 8 cm
Alimentação:
Carnívoro. Deve ser alimentado com rações em flocos, em grânulos de fácil digestão e alimentos vivos. Evite ao máximo oferecer rações em “bolinhas” de baixa qualidade, pois provocam constipação intestinal no peixe. Uma alimentação variada é sempre mais recomendada.
Reprodução:
Ovíparo. Após juntá-los (a fêmea deverá ficar em um compartimento isolado, porém transparente) a macho começará a construir o ninho de bolhas e após o “abraço” os ovos serão colocados nas bolhas. Os alevinos podem ser alimentados com infusórios e náuplios de artêmia.
Dimorfismo Sexual:
O macho é maior que a fêmea e possui nadadeiras grandes com relação ao corpo. Ao ficar na frente de um espelho, o macho fica “irritado” e eriçado.



Guppy, barrigudinho ou lebiste (Poecilia reticulata)Nome popular:
Guppy, barrigudinho ou lebiste

Nome científico:

Poecilia reticulata

Família:

Poeciliidae

Origem:

Rio Amazonas, Venezuela, Guiana, Ilhas Trindade e Barbados

pH:

ideal 7,5; linhagens com adaptação entre 6,8~8

gH:

ideal 6~10; linhagens com adaptação entre 10~30

Temperatura:

24 ~ 26°C

Comportamento:

Pacífico

Tamanho indivíduo:

3 ~ 7 cm

Aquário:

20L para um trio de guppys

Descrição:

Apesar de serem fácil de se manter no aquário, deve se respeitar as condições ideais, pois são peixes um pouco sensíveis à acidez da  água, que pode causar doenças não só a nivel de barbatanas. O sal também tem um papel de desinfetante natural e ajuda na prevenção de algumas doenças.
 
Movimentam-se por todo o aquário mas, devido à forma da sua boca, preferem zonas mais superficiais da coluna da água. Tem um tempo de vida estimado de 2 a 3 anos e, se mantidoem boas condições podem mesmo atingir os 5 anos.

Alimentação:

Omnívoro, alimenta-se de flocos, artémias, dáfnias, larvas de mosquito, infusórios, minhocas, micro-vermes, crustáceos, insetos e derivados de plantas.

Dimorfismo sexual:

Os machos são menores e mais coloridos que as fêmeas e possuem a barbatana anal em forma de espigão (gonopódio).

Reprodução:

O Guppy é um peixe sexualmente muito ativo e persegue qualquer fêmea que encontre, e devido a esse fato, deve-se manter um macho para cada duas fêmeas ou mais, de modo a distribuir as atenções do macho, e não correr o risco de, havendo uma só fêmea , ela ficar estressada e deixar de se reproduzir e se alimentar, definhando até a morte.
 
É ovovivíparo, o embrião desenvolve-se no ovo alojado dentro do corpo da mãe. O embrião fica assim protegido e utiliza o material nutritivo existente dentro do ovo.
 
Os ovos eclodem no oviduto materno sem que exista ligação alguma entre a progenitora e o embrião. Estes tem um tempo de gestação de, aproximadamente, 28 dias. As fêmeas têm a particularidade de conseguirem armazenar esperma, o que pode proporcionar até 3 ou 4 gestações, mesmo sem machos.
 
Uma fêmea adulta produz uma quantidade média de 30 a 60 alevins, embora esses valores possam ir aos 100 ou mais, em boas condições de reprodução. 


Baiacu Anão (Carinotetraodon travancoricus)Nome popular:
Baiacu Anão

Nome científico:

Carinotetraodon travancoricus

Família:

Tetraodontidae

Origem:

Ásia, Índia (Kerala)

pH:

7,0 ~ 8,0

gH:

15

Temperatura:

22 ~ 28°C

Comportamento:

Agressivo

Tamanho indivíduo:

2,5 cm

Aquário:

8 ~ 12 L (por peixe)

Descrição:

É o menor dos peixes de água doce o que requer condições e cuidados especiais. Se vocês possuem interesse por essa espécie, saibam que eles podem ser um dos peixes mais divertidos e gratificantes que você terá.

Alimentação:

Utilizar alimentos vivos como: vermes negros, artémia, caracóis (do tamanho de seus olhos) e camarão fantasma. Eles também gostam de Bloodworm.

Dimorfismo sexual:

Os machos adultos possuem uma linha marrom vertical ao longo da parte inferior da barriga. Alguns machos possuem “rugas” atrás de seus olhos.
As fêmeas não possuem a linha vertical marrom, nem mesmo as rugas. e seu corpo é mais arredondado do que dos machos.

Reprodução:

A reprodução é assexuada. O Baiacu Anão costuma botar seus ovos em plantas ou espalhá-los no substrato. Os ovos eclodem após 5 dias e a temperatura do aquário deve manter-se em 27°C. Essa espécie não cuida dos ovos nem dos filhotes.

Mais Informações:

O Baiacu Anão deve ser colocado em um aquário que possua somente peixes dessa mesma espécie. Eles são pequenos peixes, mas muito agressivos e irão morder as barbatanas de outros peixes. Eles são capazes de matar peixes muito maiores que eles só com suas mordidas e beliscadas.



Manutenção


Lembre-se que  você deve trocar a água uma vez a cada mais ou menos dez dias 
na troca tente não mudar a temperatura do PH da água isso  pode evitar choques
térmicos e doenças do seu peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário